domingo, 27 de dezembro de 2009

Coerência e coesão textual

Avançando na prática VI




Plano de aula




Atividade do GESTAR II

Público Alvo - 6º ano "C"

Tempo estimado duas aulas




Objetivos - Analisar a linguagem verbal e não-verbal para a construção da produção textual, atentando para a coerência e coesão dos elementos linguísticos.





Recursos - Livros do GESTAR, alunos, cadernos, quadro branco, lápis, pincel.


Metodologia

*Explanação sobre coerência e coesão textual;

*Leitura de um texto sugerido no livro do GESTAR II "Para gerar mais vida, vamos direto a fonte";

*Extração da mensagem explícita no texto analisada pelos alunos;

*Discussão sobre o meio ambiente exaltando sua importância;

*Atividade em grupo, escolhendo uma gravura para produzir um texto, utilizando a linguagem verbal e não-verbal;

*Finalização com a leitura de cada texto produzido pelos alunos.
Avaliação - A avaliação foi realizada observando os seguintes aspectos:

*Oralidade;
*Fluidez das ideias;

*Interpretação da linguagem não verbal;

*Integração do grupo;

*Compromisso e empenho com a atividade dirigida.
Comentários - Aos dias dois de dezembro de dois mil e nove, cumpriu-se mais uma tarefa bastante interessante, onde os alunos puderam expressar seus pensamentos, suas ideias de forma criativa, proporcionando assim mais um momento de enriquecimento e aprendizagem para todos.
Conhecendo a turma

Ler é ir muito além das fronteiras.





A essência da Palavra

Avançando na prática V
Plano de aula

Atividade do GESTAR II

Público Alvo - 6º ano "C"

Tempo estimado duas aulas

Objetivos - Analisar a variedade de siginificado que uma palavra possui, empregando-a na linguagem conotativa e denotativa, bem como inseri-la de forma conveniente em um contexto.

Recursos - Alunos, livros do GESTAR, pincel, cartolina,quadro branco e dicionário.

Metodologia - Inicialmente foi explicado a imprtância e o poder que a palavra tem, atentando para a semântica apresentada por ela. Em seguida leitura do livro do GESTAR, mostrando diversas palavras, seus sinônimos e comparações. Após esse momento, os alunos fizeram uma atividade, anotando palavras com seus respectivos sentidos que foram apresentados no quadro branco e motradas em cartazes.

Avaliação - Verificando os respectivos itens:

*Rapidez nas informações;

*Criatividade com as palavras apresentadas;

*Apresentação das ideias explicitadas;

*Socialização das atividades.

Comentários - Aos dias onze de novembro de dois mil e nove, realizou-se mais uma atividade do avançando na prática com a demonstração de palavras, fazendo a distinção entre o siginificante, o significado e os sentimentos que esses códigos linguísticos representam no mundo da leitura e escrita.

Conhecendo a turma

A história da humanidade pode ser transformada através da palavra.